terça-feira, 2 de maio de 2017

Crise Hídrica no Distrito Federal

Desde o dia 27 de fevereiro de 2017, a população do Distrito Federal está sendo submetida ao racionamento de água em decorrência dos baixos níveis de nossos reservatórios. Somos abastecidos pelo reservatório da barragem do Descoberto em Brazlândia, pelo reservatório de Santa Maria - localizado no Parque Nacional de Brasília, e  por outras captações de água vindas de nascentes de pequenos rios que margeiam nossas cidades-satélites de São Sebastião, Planaltina, Fercal e outras.




O baixo índice de chuvas onde se encontram nossos reservatórios e o uso desregrado da água pela população nos levaram à essa situação. O Centro-Oeste já tem uma característica peculiar de passar longos períodos sem chuva, popularmente conhecido por nós habitantes como a época da seca, mas desconsideramos que poderíamos também ficar sem água.  
O período da seca esta chegando, e com ela acredito que políticas mais severas de racionamento serão adotadas pelas autoridades e com isso um equipamento quase imperceptível instalado em sua residência agora se torna a figura central do lar: a caixa d'água.


O registro da caixa d'água acima foi feito por Gilson Barbosa em uma residência uni-familiar na cidade satélite do Paranoá, recém instalada onde um serralheiro confeccionou a base da mesma em metalon com pintura anti-ferrugem na cor verde.

Acredito que esse período será de grande aprendizado para toda a população do Distrito Federal, respeitando os recursos naturais que são findáveis e praticando simples políticas de utilização da água como banhos mais curtos, torneiras fechadas enquanto se escova os dentes e reaproveitamento das águas usadas nas máquinas de lava-roupas.

Nenhum comentário:

REGISTROS PELAS LENTES DO MEU CELULAR

Imagens: Denis Sarges e Rafael Souza